O Vídeo Marketing é uma ferramenta do Marketing tão importante como as demais. E se torna uma tendência cada vez maior além de se consolidar como parte das estratégias principais das empresas.
O Mark Zuckeberg anunciou em 2016 aos acionistas do Facebook que a estratégia da rede será Video Frist.
Isso quer dizer que, em todos os aplicativos do Facebook, vídeo será a prioridade máxima. O que comba com o hábito do público de cada vez mais consumir mais vídeos do que textos e imagens.
E se o hábito do público muda, nós temos que mudar junto e nos adaptar.
Agora, ao invés de nos “preocuparmos” com textos e fotos, precisamos pensar também em como criar um vídeo engajador que prenda a atenção das pessoas.
Mas, essas pessoas estão consumindo material em diferentes plataformas! As vezes no Instagram, as vezes no Facebook e as vezes buscando um curso específico.
E além disso, elas se encontram em momentos diferentes em uma possível jornada de compra.
Porém, não veja essas questões como um trabalho, mas sim como uma ótima oportunidade para você alcançar os resultados que deseja.
Ao invés de o seu cliente já sair buscando por avaliações ruins no Reclame Aqui sobre a sua empresa, você ajudará ele a tomar a decisão de compra transmitindo credibilidade de maneira muito mais rápida, acelerando assim o processo de compra!
E, nós sabemos que, além de acompanhar as tendências, precisamos estar onde os clientes estão.
Mas, qual formato, qual linguagem e qual estratégia usar para cada situação?
Por isso que é preciso pensar em Vídeos Personalizados
Video Marketing não é sobre fazer um vídeo e lançar nas redes sociais esperando que sorte faça com que:
O vídeo Marketing precisa fazer com as pessoas sigam estas etapas acima.
No entanto, o Marketing não fala para qualquer pessoa. Ele fala para um público específico, através de mensagens e ações direcionadas para o que ele precisa.
E é com este pensamento que nós trabalhamos para reduzir os esforços e alcançar resultados cada vez maiores.
Eu sei que você já se pegou consumindo vídeo tanto no Facebook quanto no Stories do Instagram.
Você já percebeu como os formatos são diferenciados?
Os vídeos do Facebook, ainda que de forma sutil, conseguem ser mais promocionais do que os vídeos do Stories do Instagram.
O Stories das marcas se misturam com os Stories dos Seguidores, e para que você consiga se manter neste meio alcançando olhares do seu público, você precisa falar como uma pessoa e não como uma empresa.
E mais uma vez eu preciso reforçar. Não é sobre apenas criar vídeo.
Um Video que diz: “Liquidação, compre agora.” é apenas um vídeo, sem conteúdo, sem oportunidade de engajamento e interação, sem estratégias e sem direcionamento.
Para explicar melhor vamos falar sobre três formatos diferentes para começar:
Uma observação importante: independente do formato utilizado, uma característica fundamental para o sucesso do Video Marketing é a recorrência.
Video Marketing tem os mesmos pilares do Marketing Digital.
É preciso ter uma constância para que o seu público possa esperar por você, para que ele saiba onde vai te encontrar, em qual horário e o que ele vai receber.
Diante milhares de textos, imagens e anúncios todos os dias, a sua marca precisa ser lembrada.
É por isso que deve-se seguir alguns padrões como: usar sempre a logo da marca, as cores, o posicionamento, a rotina de postagens de conteúdos, entre outros.
No Video Marketing há um objetivo de negócio, uma metrica a ser atingida.
1 – Stories videos no Instagram
Lembra o que falamos sobre transformar a sua marca em uma marca mais humana e transmitir credibilidade e confiança para ajudar o consumidor na tomada de decisão?
Use o Stories a seu favor!
No Stories do Instagram as fotos ficam disponíveis por 24 horas. É ideal para fazer publicações contando sobre:
Eles aparecem para quem te segue, nós sabemos.
Mas se você quer alcançar mais público, você pode fazer anúncios para Stories!
Observe este exemplo que a Camila Porto deu em seu site: digamos que o seu negócio seja uma doceria que faz bolos incríveis. Você pode criar pequenos vídeos dos seus bolos recebendo uma calda deliciosa de chocolate e anunciar no Stories. Duvido que algum fã não vai querer assistir à essa delícia!
A vantagem de ter um anúncio no Stories é que o botão do Stories está no topo da página do Instagram e é um dos primeiros botões que as pessoas clicam quando acessam a rede social!
O seu negócio irá aparecer no meio das publicações dos amigos e familiares dos seus possiveis clientes.
Porém, para que ele não seja ignorado ou passado adiante, é preciso ter um formato humorado, humano e engajador.
Você sabia que atualmente, 80% dos usuários do Instagram seguem uma empresa e 75% realizam uma ação depois de se inspirar por uma publicação?
Os vídeos patrocinados para Facebook e Instagram aparecem na linha do tempo dessas redes.
Sabe aquele hábito que temos de rolar as publicações para cima quando estamos buscando por um conteúdo interessante?
Se você quiser que as pessoas vejam o seu anúncio, você precisa se destacar e chamar a atenção dessas pessoas.
Existem diversas estratégias, mas algumas delas é usar fotos incríveis de seus produtos e serviços, com cortes fortes, resolução boa e pouco texto.
Outra dica é também fazer uma publicação que se assemelhe com uma publicação mais humana, que pode ser até mesmo alguém consumindo o seu produto ou serviço.
Como o Facebook e o Instagram são redes sociais onde as pessoas querem contar o que pensam e o que fazem em suas vidas, não podemos aparecer nessas redes com cara de publicidade, totalmente comerciais.
Sabe o que é o melhor de tudo?
A ferramenta do Facebook ADS nos permite direcionar os anúncios para as pessoas que pesquisam por tais temas, assim conseguimos trabalhar de forma ainda mais direcionada.
O Youtube é o site de vídeos mais popular do mundo que tem alcançado mais de 1 bilhão de visitas únicas todos os meses.
Lá é onde você também deve estar! Precisa de mais provas?
Quando um usuário clica para assistir um vídeo no Youtube ele verá o seu automaticamente antes de assistir o que ele realmente quer ver. Ele possui 5 segundos para decidir se quer pular ou continuar assistindo o seu vídeo promocional, caso ele pule o anúncio, o Google não cobrará essa visualização. (O Google cobra apenas se o usuário ultrapassar 30 segundos)
Porém, para que o usuário não fique pulando o seu anuncio o tempo inteiro, os profissionais de Marketing trabalham para exibir o seu anúncio para o público certo, interessado no que você oferece.
Como você pode perceber, o consumo de vídeos está sendo tanto, que a ABRANET, em um estudo recente disse que ele será maior que o da TV em 5 anos.
Confira a íntegra do estudo aqui.
Comece a dar destaque a sua empresa agora mesmo!
Entre em contato conosco e saiba mais.
Copyright © 2024. Designed by WordPressRiver
Leave a Comment