Ganhar o interesse das pessoas e atrai-las até você. É nisso que se consiste o Inbound Marketing!
Nós falamos em um post anterior sobre O Que é o Inbound Marketing. Se você é inciante no assunto, eu recomendo ler o primeiro artigo da nossa série para entender toda a essência e metodologia do Marketing de Atração!
Eu tenho certeza que você vai adquirir Insights e Dicas incríveis para o seu negócio.
Porém, se você já está um pouco mais avançado, está no lugar certo!
O Inbound Marketing é 62% mais barato que o Marketing convencional. Este é um número informado pela maior empresa de Marketing Digital do Brasil, a Resultados Digitais. Veja um pouco mais do que ela diz sobre o assunto:
Os simples fatos de as pessoas estarem sempre procurando soluções para seus problemas nos mecanismos de busca, lendo mais emails em diferentes dispositivos e navegando mais tempo nas redes sociais são prerrogativas para que sua empresa não fique de fora.
Chamado de Marketing de Atração, o Inbound Marketing trabalha com iscas para atrair o seu potencial consumidor. A partir do momento que ele morde a isca, começamos a nos relacionar com o mesmo até o momento da compra.
Porém, até o seu momento de decisão, o Consumidor passa por diversas etapas e a metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica para que o usuário caminhe por elas. Toda estratégia de sucesso deve passar pelas seguintes fases: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.
São etapas que se complementam de forma inteligente.
Essas etapas fazem parte da Jornada de Compra. É embasada nela que o Inbound Marketing funciona.
Entenda como:
Até chegar ao momento de Decisão da Compra, o cliente costuma passar por algumas etapas que vão se afunilando. Esse caminho também pode ser chamado de Funil de Vendas.
As quatro etapas que o cliente percorre: Atração, Conversão, Relacionamento e Venda, se distribuem pela Jornada de Compra no Topo, Meio e Fundo de Funil.
A Jornada de Compra é todo o caminho que o usuário percorre até o momento da aquisição do seu produto ou serviço. E em todos os casos ela não deve parar aqui, pois existe o pós-venda e toda a estratégia de retenção do cliente.
Existem alguns detalhes a se atentar também. Muitas pessoas sequer sabem que precisam de um determinado produto ou serviço.
Elas irão descobrir que possuem tal necessidade após pesquisa e busca por informações, e ainda passarão pelo processo antes de decidir de qual marca comprar.
Entender a Jornada de Compra te faz ser a marca escolhida ao processo de decisão de um cliente.
No primeiro momento são usadas táticas de atração para o público ideal consumir o conteúdo ofertado e em troca disso deixar algumas informações úteis para a empresa se relacionar com ele ou até mesmo entregar conteúdo personalizado.
Dependendo da estratégia você pode captar informações como: Nome, Telefone e Email.
Ou então até mesmo qual tipo de conteúdo ele prefere receber, qual o seu time do coração, entre outras relacionadas ao seu negócio.
Dessa forma, ele entra no Topo do Funil e deixa de ser um Vistante para se tornar um Lead.
Um usuário pode ser atraído para diversos objetivos e de diversas formas:
As possibilidades são muitas. Mas o objetivo é convertê-lo!
Fazer com que ele não seja apenas um visitante, mas se torne um Lead.
Um Lead é um Potencial Consumidor do seu Produto/Serviço.
Os conteúdos ofertados aqui são conteúdos de Aprendizado e Descoberta e Reconhecimento do Problema.
É quando ele está buscando por alguma informação, ou nem sabe que possui um problema, mas a sua empresa vai ajudá-lo a identificar a necessidade de resolvê-lo!
Quando um Lead entra no Fluxo de Inbound Marketing, ele deve percorrer todos os caminhos até efetivar a venda.
De acordo com a sua interação com a sua marca e com os conteúdos do Topo de Funil que fazem com que o Lead continue conosco, ele caminha para a próxima etapa e chega no Meio de Funil passando pela Consideração da Solução.
Neste momento, se o Lead continua engajando conosco percebemos que ele já notou que possui um problema e agora ele considera a busca por uma solução.
Ele deixa de se tornar Lead para se tornar uma Oportunidade.
Os conteúdos informativos continuam qualificando-o até o momento seguinte, o de Decisão de Compra.
E é chegando aqui, no Fundo do Funil que a nossa Oportunidade tem a chance de virar um Cliente da Empresa.
Os conteúdos de Fundo de Funil já começam a falar sobre a sua empresa e de acordo com o momento do consumidor podemos tomar um passo muito importante!
Quando um Futuro Cliente vira Oportunidade, é o momento da Equipe de Vendas entrar em contato com ele para iniciar os próximos passos de efetivação da venda!
O Inbound Marketing é uma estratégia que demanda a aquisição de alguns profissionais, ferramentas e investimentos para que ele funcione com efetividade. Também para gerar resultados ao mesmo tempo em que reduz custos com estratégias menos assertivas.
Se considerarmos a Complexidade da Venda, vemos que o Inbound Marketing influencia e ajuda muito mais em empresas onde a Tomada de Decisão leva tempo ou é mais difícil.
Porém, para empresas que trabalham com vendas simples ou impulsivas, o Inbound Marketing ajuda a potencializar o vinculo emocional e o estreitamento de relação entre empresa e cliente.
O que ocorre aqui é o momento ideal para uma empresa investir em Inbound Marketing.
Lembra o que falamos sobre Redução de Custos e Ampliação de Resultados?
Existe uma série de estratégias que potencializam a performance de uma empresa nos meios online para alcançar maior visibilidade. Isso faz com que seja encontrada mais facilmente e reduza os custos com mídia paga.
Por isso, uma empresa que deseja investir em Inbound Marketing precisa ter um site otimizado para mecanismos de busca; presença e relevância nas mídias digitais e uma equipe comercial preparada para atender a nova demanda de clientes que irá surgir.
A sua ambição é crescer e aumentar as vendas?
Que tal começar a caminhar até o momento de fazer Inbound Marketing?
São novos tempos e novas maneiras de comprar e consumir conteúdo. A sua empresa está preparada para acompanhar o novo comportamento do consumidor?
Está pronta para ser encontrada nas mídias digitais?
A RED conta com uma equipe qualificada que ama conhecer as histórias das empresas e ajuda-las a entender melhor sobre essa revolução na forma de vender. Quer conversar mais sobre Inbound Marketing? Fale com um de nossos consultores!
Copyright © 2024. Designed by WordPressRiver